Daily Archives: Fevereiro 3, 2008

Casamento

Quantas vezes dormimos em cima do assunto, tentando esquecer os problemas passados, tu de um lado da cama, de costas voltadas, a afastar o pé, com cara de menina amuada e eu de barriga para cima, a tentar digerir as palavras que disseste?

Tantos anos a suportar falhas, só porque te amava, só porque o amor que sentia por ti era superior.

– Não sei cozinhar

e eu tratava disso.

– Não sei passar a ferro

e eu tratava disso.

Não compreendo o que se passou, o que te fez mudar tanto, como o que conseguiste te esquecer do que fiz por ti, como fui o suporte do nosso casamento durante tantos anos, tu com as tuas saídas nocturnas constantes, bares com as tuas amigas, discotecas com os teus amigos e eu, com os filhos em casa, a tratar a varicela, a levar-lhes copos de água, a afugentar o papão do quarto deles.

Sempre tratei de tudo, tu acomodaste-te a esta vida fácil, sem compromissos, sem responsabilidades, casamento de bonecas.

– Não gosto de ir às compras

e eu tratava disso. Aprendi a conferir os preços, a escolher o melhor peixe e a carne sem nervos. Nunca reparaste que sempre comeste carne tenra? Ou também te esqueceste disso?

Quantas vezes passei noites sem dormir, a tentar justificar as tuas reacções, o teu niilismo e tu profundamente adormecida, sem ouvir o choro dos nossos filhos?

Sempre tratei de tudo.

– Não sei manter um casamento,

confessaste.

E eu tratei disso enquanto pude. Desculpa, mas não consigo mais tratar do casamento, dos filhos e de ti. Sobretudo de ti.

Eu trato de tudo. Eu trato do casamento, eu trato dos filhos

(como aliás sempre tratei),

não precisas de te preocupar

(como aliás nunca te preocupaste),

eu trato disso.

Os papéis, a casa, a comunhão de bens?

Eu trato.